Uma ação da comissão de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) da Micareta de Feira de Santana 2017 aponta irregularidades e falta de segurança em vários camarotes da Prefeitura. Por causa dos possíveis riscos á segurança dos usuários, a FPI decretou interdição dos espaços.

Durante a fiscalização os camarotes apresentavam diversos problemas na estrutura metálica, entre os quais, falhas no aterramento para evitar choque elétrico, material enferrujado, erros nas dimensões de escadas e portas, além de irregularidades acerca da segurança contra incêndios. A FPI é composta pelo Corpo de Bombeiros e alguns órgãos da prefeitura.

Visão do Camarote que serve à imprensa e foi um dos interditados por falta de segurança. Na imagem, o bloco Expresso do Reggae levando seu público na noite do promeiro dia da festa. (Foto: Jamil Souza)

Ontem (18), o Camarote da Diversidade que é destinados aos foliões portadores de necessidades e seria o local onde aconteceria a abertura oficial da Micareta, foi abandonado por não apresentar condições de uso, conforme disse o prefeito José Ronaldo ao explicar os motivos da mudança repentina. Hoje (19), além dele, os Camarote Oficial da Prefeitura, O Camarote da Secom e o destinado aos profissionais da imprensa que cobrem o evento, foram interditados.

Profissionais em grave risco

Vale dizer que, se o perigo evidente de acidente justificou que o Corpo de Bombeiros e outros membros da FPI decretassem a interdição destes camarotes, todos os vários profissionais da imprensa, da Secom e tantas autoridades que visitaram os espaços, na noite de ontem, quinta-feira (18), correram risco de acidente. Ainda na noite de ontem, uma fiscalização já tinha decretado a interdição do camarote da Câmara de Vereadores.

No final do dia, a prefeitura emitiu uma nota à imprensa em que avisava, oficialmente, do cancelamento dos camarotes e dava sua explicação do ocorrido. Nela, o Governo Municipal informa as medidas que serão adotas e que, dentre outras, “a Procuradoria Geral do Município vai ingressar com medidas judiciais contra a empresa que ganhou a licitação para montagem” dos camarotes. O fato foi lamentado pelo secretário  de Comunicação Social, Valdomiro Silva.

Jamil Souza