(Cartaz divulgação)

O cotidiano de cinco presidiárias numa cela é a tônica de “Encarceradas”, uma peça teatral feirense. Além de dores, angústia e uma proposta de reflexão, a peça tem uma cena de sexo lésbico. Quem diz (eu ainda não fui assisitr a peça) é o jornalista do Blog da Feira, Janio Rego.

De acordo com a atriz e jornalista Lorena Porto, que integra o elenco da peça, “Encarceradas” teve o texto nascido de pesquisa com detentas do presídio de Feira de Santana. A direção e também o texto são assinados pelo ator Fernando Souza.

Elenco e o diretor de Encarceradas no Teatro do Cuca. (Foto: Janio Rego)

Ontem (17), “Encarceradas” foi encenada no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Quem quiser ver de perto os detalhes da peça pode conferir a apresentação deste sábado (18), logo mais às 20 horas. Os ingressos custam R$ 24,00 (inteira) e R$ 12,00 a meia entrada. O Cuca está localizado na Rua Conselheiro Franco, S/N, próximo à Catedral Matriz.

“O autor e diretor Fernando Souza,  do Grupo de Teatro Recorte,  utilizou-se do ‘teatro de sombras’ para  montar a cena da peça “As Encarceradas”,  na qual duas detentas fazem sexo na cela onde se passa a história. A platéia vê as silhuetas por trás de um lençol sujo de Presídio.”, escreveu Jânio Rego.

O Blog da Feira também dá detalhes da peça feirense: “São oito atores no palco, sendo seis mulheres e apenas dois homens que  entram em cena paraflashbacks das histórias pessoais delas e uma cena caracterizando os programas policiais da televisão. A peça utiliza também o áudio-visual, informações, estatísticas e depoimentos sobre o sistema prisional e a criminalidade feminina no Brasil.”

Quem ainda não viu, poderá conferir “Encarceradas”, logo mais, no Teatro do Cuca.

Jamil Souza