Música, dança e performance foram expressões artísticas que encantaram o público presente no lançamento da 9ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana na noite desta quinta-feira (19), no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O evento organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) será realizado de 20 a 25 de setembro na Praça João Barbosa de Carvalho, a Praça do Fórum. A expectativa é que 70 mil pessoas passem pelo local nos seis dias de feira.

Os presentes no lançamento desta edição assistiram a uma apresentação do Coral da Uefs, coordenado por Luciano Leocádio, graduando em Música; a uma encenação da performance “Mercedes Body”, da professora Lélia Vitor Fernandes; e a uma apresentação de dança do Studio Roberta de Paula com coreografia de Deko Alves.

Na solenidade a vice-reitora da Uefs, professora Norma Lúcia de Almeida, destacou a importância da Feira do Livro na formação de leitores e na divulgação da cultura de Feira de Santana e região. “O leitor tem discernimento para fazer um país melhor e, por isso, precisamos formar leitores críticos. A proposta é formar crianças leitoras de todas as artes e também de mundo”.

A Feira do Livro é organizada em parceria com a Arquidiocese de Feira de Santana, o Serviço Social do Comércio (Sesc), as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, o Núcleo Regional de Educação (NR 19) e a Fundação Egberto Costa. “A Feira é fruto de um grupo de educadores e torna-se realidade graças a união de esforços de diversas instituições”, afirmou a coordenadora de extensão da Uefs e do evento, professora Anna Cristina Gonçalves.

Também estiveram presentes no lançamento a chefe de gabinete da Uefs, professora Taíse Bonfim, a diretora do Sesc, Tereza Gomes, a representante da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, Josélia Araújo, e a secretária de Cultura de Santa Bárbara, Maria das Graças Mascarenhas.

Homenagens

Durante a 9ª Feira do Livro, personalidades acadêmicas e culturais serão homenageadas. O auditório vai receber o nome da escritora e jornalista Myriam Fraga, que faleceu em fevereiro deste ano, e o palco das apresentações artisticas homenageará o cantor e compositor feirense Carlos Pitta. Já a arena será dedicada ao professor emérito da Uefs, José Jerônimo de Morais, um dos fundadores da universidade e do curso de graduação em Letras da instituição, e a Praça do Cordel, espaço dedicado a cultura popular, vai homenagear o cordelista Ademar José Araújo.

A abertura da Feira do Livro está programada para o dia 20 de setembro, às 16h, na Praça do Fórum, e vai contar com uma apresentação de estudantes indígenas da Uefs e diversas atividades culturais. O evento, gratuito e aberto ao público, terá 27 expositores.

Outras informações através do telefone 75 3161-8025 e da Fan Page facebook.com/feiradolivro.uefs. Fonte: Ascom Uefs