Santini & Trio no palco do TCA durante apresentação no XXI Festival de Música Instrumental da Bahia. (Foto: Jamil Souza)

Representantes da excelente música produzida em Feira de Santana, os meninos do Santini & Trio foram por diversas vezes aplaudidos pela plateia que foi ao Teatro Castro Alves (TCA) conferir as atrações do último dia do XXI Festival de Música Instrumental da Bahia, ocorrido no último domingo (12). Essa foi a primeira vez do grupo no palco do TCA e também sua primeira participação no festival.

O grupo Santini & Trio foi criado pelo violonista, compositor e diretor musical feirense Rony Santini. É composto por Santini na guitarra, Anderson Silva no baixo, Rogério Ferrer no piano e acordeon e Flaviano Galo na bateria. Para essa participação no Festival de Música da Bahia, Santini convidou trompetista Darlam Queiroz.

Todo o XXI Festival de Música Instrumental da Bahia foi transmitido ao vivo pela TV Educativa da Bahia (TVE).

No palco do tradicional festival já se apresentaram grandes nomes da música instrumental respeitados no Brasil e no mundo. E, durante os quatro dias dessa 21ª edição, realizada entre a quinta-feira, 9 e o domingo, 12, o Festival de Música Instrumental  manteve a tradição de sempre trazer à Bahia ícones da música, artistas respeitados pelo público, já consolidados e também de revelar novos talentos.

Guitarrista e idealizador do grupo Rony Santini e o trompetista Darlam Queiroz no palco do TCA durante apresentação no XXI Festival de Música Instrumental da Bahia. (Foto: Jamil Souza)
O guitarrista Rony Santini e o trompetista Darlam Queiroz. (Foto: Jamil Souza)

O público que prestigiou os quatro dias do XXI Festival de Música Instrumental da Bahia na sala principal do TCA, pode se deliciar e aprender com a genialidade do grande mestre João Donato.

Conferiu a Orquestra Brasileira São Salvador criada pelo maestro Fred Dantas e que lançou durante o festival o CD “Bandeira do Divino”. Viu de perto a música do talentoso de Leo Gandelman.

E, no último dia, foi brindado com a música contagiante e visceral do IFÁ Afrobeat, o delicado talento da dupla Webster Santos e Tércio Guimarães e o som competente e talentoso do grupo feirense Santini & Trio.

A música do Sanini & Trio contagiou a plateia do TCA e não é exagero algum afirmar que o grupo feirense foi o mais aplaudido da noite. As belas improvisações dos músicos eram aplaudidas antes mesmo de terem acabado. O som contagiante da banda fez com que alguns mais empolgados na plateia gritassem eufóricos quebrando a solenidade do espaço. O que só contribuiu para motivar, ainda mais, os músicos feirenses.

A boa e frutífera cena musical existente em Feira de Santana não tem passado despercebido pelos curadores do Festival de Música Instrumental da Bahia. E essa não foi a primeira vez que músicos feirenses participam do festival, o grupo Quaternária Instrumental participou da edição do interior do estado realizada em 2010 nas cidades de Cachoeira e Jequié.

Em entrevista concedida ao Blog Bahia Geral, Fernando Marinho que, ao lado de Zeca Freitas, integra a curadoria do festival, demonstrou que sabe o que tem acontecido em Feira de Santana no campo da música instrumental. Marinho mencionou várias vezes a Jam na Cuca, a nossa querida jam session que acontece no Teatro de Arena do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Idealizada e organizada por músicos e produtores feirenses, a Jam na Cuca tem contribuído muito para movimentar e difundir a música instrumental em Feira de Santana.

Música e Astronomia

Com uma parte que mescla música e astronomia, o XXI Festival de Música Instrumental da Bahia continua. Um programação extra está organizada para acontecer no Farol da Barra, entre os dias 16/6 e 27 de julho, com várias apresentações e palestra do astrônomo Fernando Munareto. Mais informações podem ser obtidas no site do festival.

Jamil Souza

Os músicos do Santini & Trio

Santini-e-Trio_no_XXI-Festival-de-Música-Instrumental-da-Bahia-16_12-06-2016O violonista, compositor e diretor musical feirense Rony Santini é o guitarrista e idealizador do grupo.

 

Santini-e-Trio_no_XXI-Festival-de-Música-Instrumental-da-Bahia-17_12-06-2016Com mais de 20 anos de experiência, Anderson Silva é o baixista do grupo.

 

Santini-e-Trio_no_XXI-Festival-de-Música-Instrumental-da-Bahia-10_12-06-2016Bastante experiente, Rogério Ferrer é o pianista e também toca acordeon no grupo.

 

Santini-e-Trio_no_XXI-Festival-de-Música-Instrumental-da-Bahia-12_12-06-2016Sempre com uma bela performance, Flaviano Galo é o baterista.

 

Santini-e-Trio_no_XXI-Festival-de-Música-Instrumental-da-Bahia-19_12-06-2016O convidado especial foi o trompetista Darlam Queiroz.

 

Abaixo algumas fotos do show do grupo Santini & Trio no XXI Festival de Música Instrumental da Bahia. Confira outras fotos na fan page do Blog Bahia Geral no Facebook.