Um dos grande músicos da Bahia, o baterista Ivan Huol é o convidado especial da edição deste domingo (8) da Jam na Cuca. O projeto de música instrumental que acontece nas belas dependências do Centro Universitário de Cultura e Arte, o Cuca, está se consolidando como um dos grandes eventos de música de Feira de Santana. Confira a seguir mais detalhes do show deste domingo especial Dia das Mães.

A batida pulsante, criteriosamente harmônica e melódica, da bateria e percussão de Ivan Huol, em uma perfeita sintonia com a banda base. E tudo isso com boas doses de improvisação. Estes são os ingredientes que compõem a próxima edição da Jam na Cuca, a ser realizada no dia 8 de maio, no Teatro de Arena do Centro Universitário de Cultura e Arte. A jam sessions, um show marcado pelo improviso, acontecerá às 17h30.

Jam-na-Cuca_recebe_Ivan-Huol_Música-Instrumental_show-08-05-2016O local já estará aberto ao público a partir das 16h, com exposição e venda de trabalhos artesanais, moda, e culinária. Ivan Huol também ministrará no mesmo dia o workshop com o tema: Harmonia do Ritmo. “Vamos abordar o comportamento de instrumentos percussivos não harmônicos, nem melódicos, na construção de uma sintonia entre os instrumentos de diferentes funções, por conta da harmonia que compõe esse tema. Como desdobramento, já imagino o tema ‘Ritmo da Harmonia’, como espelho da proposta inicial”, ressalta Huol.

Os interessados em participar do workshop devem solicitar inscrição através do email jamnacuca@hotmail.com, informando: nome completo, número de RG, endereço, profissão (se instrumentista, indicar o instrumento) e número do telefone celular.

IVAN HUOL

Ivan Huol é criador e mestre de cerimônias das jams sessions do Museu de Arte Moderna da Bahia. É também membro fundador do grupo Garagem, com o qual vem trabalhando desde a sua criação.

Em 1989 ganhou o Troféu Caymmi de melhor baterista. Um ano mais tarde, fez a turnê norte-nordeste do show Diamon Land, de Toninho Horta. Foi compositor, arranjador e percussionista no disco “Feijão com Arroz”, de Daniela Mercury, com quem também atuou como baterista do CD e DVD “Clássica”.

Em 2002 co-dirigiu o projeto Terças do Jazz no Teatro Jorge Amado. Comandou o projeto Jazz na Praça, entre 2006 e 2007, na Praça Municipal de Salvador. Criou o MicroTrio, já tradicional no carnaval baiano, o grupo Os Melódicos e o grupo ÍMÃ.

Em 2007 retomou às jam sessions do MAM, reunindo mais de mil pessoas por sábado, com atenção e ouvidos dirigidos para uma música considerada distante dos “padrões” comerciais locais.

Ivan Huol tem sido reconhecido como um artista dedicado à música instrumental. No XII Festival de Música Instrumental da Bahia recebeu homenagem “por ter vivido como instrumento da música pela educação, pela arte e pela cidadania”.

JAM NA CUCA

O Projeto Jam na Cuca 2016 está sendo realizado desde março, com duas edições em cada mês, e sempre resultando em sucesso de público. É contemplado no Edital Agitação – Dinamização de Espaços Culturais, da Secretaria de Cultura da Bahia, obtendo recursos financeiros do Fundo de Cultura da Bahia. A iniciativa conta com a parceria do Centro Universitário de Cultura e Arte e é uma realização do Ladobê Produções. As apresentações sempre são abertas gratuitamente ao público. Fonte: Ascom Jam na Cuca