O prédio onde funcionou a antiga Escola Normal de Feira de Santana completa 100 anos, atualmente funciona no lugar o Museu Regional de Arte (MRA) que comemora 49 anos de sua implantação. O prédio é a principal edificação do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) que é vinculado a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

A Uefs vai comemorar as datas e, para abrir as comemorações, acontece entre os dias 17 de março e 17 de maio a exposição intitulada “Sou Baiana Sim Senhor… E Mulher” com os trabalhos da artista plástica Maria Nazaré Santos.

Maria Nazaré Santos é baiana, economista, engenheira e empresária. Os trabalhos desta artista apresentam elementos como paisagens soteropolitanas, símbolos e costumes. O coquetel de abertura da exposição será nesta quinta-feira (17), às 20h. O espaço fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira de 8 às 12h e de 14 às 18h. A entrada é gratuita.

Escola Normal

A construção do prédio foi concluída em 1916. O local abrigou inicialmente uma escola fundamental e depois, já em 1927, a Escola Normal de Feira de Santana. Em 1995, sob a responsabilidade da Uefs, o prédio foi adaptado e passou a brigar o MRA, como parte integrante do Cuca.

Em abril de 2015, o prédio foi entregue pela Uefs à comunidade completamente restaurado, após quase dois anos de serviços. A intervenção foi considerada a maior e mais completa desde a construção.

Funcionando no antigo prédio da Escola Normal, o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) é o órgão responsável pela execução da política cultural e artística da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). (Foto: Jamil Souza)
Funcionando no antigo prédio da Escola Normal, o Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) é o órgão responsável pela execução da política cultural e artística da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). (Fotos: Jamil Souza)

Primeira instituição museológica do município, o Museu Regional de Arte foi fundado em 26 de março de 1967, pelo embaixador Assis Chateaubriand, magnata das comunicações no Brasil, que idealizou a Campanha Nacional dos Museus Regionais, com o objetivo de dotar as diferentes regiões do Brasil com expressivos acervos de arte. Por iniciativa de Chateaubriand, o Museu Regional de Arte de Feira de Santana tem hoje uma das mais importantes coleções do país.

Desde 1995, o MRA passou a funcionar no imponente prédio de estilo eclético que, no passado, abrigou a Escola Normal de Feira de Santana. Localizada na Rua Conselheiro Franco, antiga Rua Direita, a atual sede do Museu Regional permaneceu fechada por dois anos, período em que não apenas a sua estrutura física foi restaurada, mas também o seu imponente acervo, que passou por um meticuloso processo de limpeza e conservação, realizado pelo Studio Argolo Antiguidades e Restaurações, de Salvador, sob o comando do renomado restaurador José Dirson Argolo. Com informações da Ascom Uefs