A partir de hoje (sexta-feira, 25 de Dezembro de 2015), contaremos com a preciosa contribuição do músico, poeta, escritor e crítico literário Silvério Duque. A cada 15 dias e sempre aos domingos, os leitores do Blog Bahia Geral serão brindados com a apresentação e análise crítica de uma obra literária contemporânea. Mas, de modo especial, sua estreia acontece nesta sexta-feira.

E agora, para inaugurar a sua participação no BBG, Silvério Duque escolheu o livro da escritora pernambucana, Andrea Gomes Ferraz, que é, nas palavras do crítico literário, uma “estreante no mundo das Letras”.

A seguir, confiram a bela apresentação e análise crítica de Silvério Duque sobre o primeiro livro de Andrea Ferraz, intitulado “A Sutileza do Sangue”.

.

A VERDADE, A FICCÃO E SUAS CRUEZAS

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE O ROMANCE

A SUTILEZA DO SANGUE, DE ANDREA FERRAZ

 

ao amigo Emmanuel Mirdad

Dispersei-me na curva como a luz
do sol que agora estanca-se no outeiro
e assim também, meu sonho se reduz
de encontro ao obstáculo primeiro.

CARLOS PENA FILHO

 

 

Não faz muito tempo, escrevi aqui a respeito do promissor trabalho de Emmanuel Mirdad, em seu livro O grito do mar na noite, em que ele estreia como contista. Nesse artigo, disse acreditar que uma boa leitura é aquela que nos dá um choque de realidade, que não traz um mero compromisso indistinto com a fantasia, mas constrói realidades. Também disse que um bom autor precisa sempre desnudar a verdade aos nossos olhos, sem necessariamente mascarar a beleza, e, ao invés disso, revelá-la em sua forma mais pura, oferecê-la de bom grado, e não fingir conhecê-la. Em tempo, admoestei a quem interessar pudesse da necessidade de nossa literatura voltar aos grandes temas universais, e a uma profundeza moral e psicológica que se fez viva em nossas Letras em um passado não tão distante.

Agora, imaginem a minha alegria ao saber que a escritora pernambucana, Andrea Gomes Ferraz, também estreante no mundo das Letras, aceitara o desafio – desafio que, primeiramente, ela propõe a si mesma – de dar à nossa literatura, principalmente à tão carecida prosa contemporânea, uma narrativa tão bela quanto crua, onde uma construção bem elaborada dos personagens se faz à medida que a autora mais e mais se aprofunda em suas almas, evitando a descrição banal e meramente decorativa, desviando-se, cada vez mais, da armadilha da trivialidade gratuita tão presente, hoje em dia, nas nossas narrativas. A promessa de seu primeiro livro, A sutileza do sangue, é a de uma viagem introspectiva, tanto de seus personagens, bem como de sua autora, que não teme mergulhar numa fonte autobiográfica para, a partir daí, construir uma realidade onde esteja, mais do que garantida, a catarse de seu leitor.

Andrea Ferraz, autora de A Sutileza do Sangue. (Divulgação)
Andrea Ferraz, autora de A Sutileza do Sangue. (Divulgação)

Segundo a própria Andrea Ferraz, com quem tive o prazer de conversar a respeito de seu primeiro rebento literário, este livro trata de “um enorme painel por onde o leitor poderá passear, ora seguindo em frente, ora olhando para os lados”. O tema central de seu livro não podia ser melhor, nem demasiadamente perigoso, para uma estreante; autobiografismos, pouco ou muito, podem levar seu autor ao paraíso ou a mais completa ruína; mas se Dostoievsky e até mesmo Machado, segundo alguns, deram-se a esse risco, porque uma autora, em seus primeiros passos, não poderia fazê-lo? Desta forma, o universo central de A sutileza do sangue é composto de três casas; as histórias interligam-se, gerações se misturam e culminam na história do pai da autora, a quem, segundo a própria Andrea, não fez concessões, e acrescenta: “Meu livro não é a biografia de meu pai. Apropriei-me de sua figura, mas o reescrevi através do personagem, utilizando-me de ficção e fatos reais”. Ainda segundo a escritora Andrea Ferraz, a ideia deste livro é “mostrar as máscaras humanas” para depois deixá-las cair, e, desta forma, contemplar os seres humanos “em seu estado mais cru”.

Andrea Ferraz que é admiradora e discípula de Raimundo Carrero – algo do qual ela se enche muito de orgulho ao falar, e com toda razão –, tem, em seu mestre, obviamente, sua principal influência, além da leitura sempre refeita de Graciliano Ramos, mas uma influência bastante indireta – sentencia Andrea. Aliás, é Raimundo Carrero, que já possui um Jabuti em sua galeria de prêmios, o primeiro a falar a respeito da “estreia com maturidade” de sua prosélita; e ele fala:

O leitor encontrará neste livro uma autora que, embora estreante, apresenta forte maturidade. Estudiosa das técnicas narrativas, evitou escrever uma história meramente informativa, conduzindo os personagens com a habilidade de quem já conhece os segredos da ficção.

 

aproveita para acrescentar:

É certo que Andrea Ferraz detinha esta história, que afinal é traço de sua família, mas ela soube distinguir entre o narrativo e a verdade de forma que se trata de uma ficção com tudo aquilo que o leitor, ao lado da autora, pode inventar e criar.

 

e arremata:

A pouco e pouco se perceberá que o texto é leve e pontual. Sedutor, no sentido de envolver a todos nós e de nos tornar cumplices de cada personagem e de cada situação. Creio que ao final da leitura a surpresa será enfim desvendada pela qualidade do texto e provocará, ainda, alguma inquietação e busca.

…………………………………………………………………………………………………………………..

 

Andrea é, sem sombra de dúvidas, uma escritora disciplinada, o que, por si só, é ótimo para ela, e para a literatura, de um modo geral. Afirma escrever desesperadamente, tanto pelo dia, bem como varando as madrugadas. Amar seus personagens antes de escrevê-los seria o segredo para a eficácia de sua narrativa e uma maneira muito pessoal de lidar com o peso de dar vida a seres humanos que, pelo menos durante a leitura das poucas centenas de páginas de seu primeiro livro, fixar-se-ão nas mentes e nos corações de seus leitores. Andrea afirma ter na paixão por suas histórias, e no envolvimento com o próprio ato de escrever, a verdadeira disciplina de sua escrita, “priorizando a arte antes da métrica”. Fosse isso verdade, diria que ninguém é perfeito, mas quando se lê o que Andrea escreve, notoriamente há um embate entre aquilo que o próprio autor pensa a respeito de seu trabalho e sua prática propriamente dita. Aliás, isso parece ser uma mania entre os escritores pernambucanos, basta-nos lembrar das afirmações de João Cabral de Melo Neto, ao teorizar sobre seu próprio trabalho, com aquilo que, de fato, era por ele posto em prática.

Embora se afirmando “vulcânica”, não há dúvidas de que estamos diante de uma escritora verdadeiramente preocupada com o melhor; que não pretende para si mesma, muito menos para a sua obra, menos que a perfeição, ou pelo menos chegar o mais próximo dela. Seu livro é resultado principalmente de trabalho, de compromisso, de seriedade; de quem se preocupa, antes de qualquer coisa, em re-a-li-zar. Se não, como explicar alguém que escreve algo assim:
Bateram na porta dele.

O bezerro atravessado não podia nascer. Estava morto de tanto o povo puxar. A mãe, uma vaca de raça, muito cara.

Amarraram de corda, deram anestesia local, cortaram a barriga e fizeram a operação. O veterinário era novo. Cláudio ensinava e ajudava.

Fez vários partos de bichos e de gente metendo o braço e fazendo versão, girando feto atravessado.

Pouca coisa espanta esse homem, mas se altera contando:

– Antes do ladrão sair ele pegou o revólver, reagiu. Enquanto um praticava o assalto, outro dava cobertura lá fora. Bandidos caga-cassetes. Covardes. Eram dois, Adolfo um só.

 

Ou assim:
É certo que esses olhos não podem ver mais que a delicada trama que a vida nos manda criar. Labirintos. Teatros. Moscas mascaradas.

Em pleno sol, bebemos suor, rachamos os pés, comemos poeira. A flor da angústia se abriu.

Não existe mais a cancela e o riacho está seco.

Por causa do amor, nasci desta paisagem que agora conto.

Os gibões de couro cru contêm a gema.

A travessia tem roteiro, trata-se de uma escolha, uma colcha de retalhos costurada por dentro de nós. Por fora, a membrana ingrata se esgarça. A dor afirma o percurso. A dor e a poesia.

 

Isso é que literatura. Isso é escrever um romance: simular a vida, rescrever a realidade; dar à certeza que temos das coisas e de nosso mundo, dúvidas que esclarecerão e acrescentarão. O romance sempre será a história das coisas que não foram e por isso mesmo tudo nele é possível, é verdadeiro, cabível de acontecer e passar adiante. Isso é escrever bem, é escrever claro; dar as palavras usos e brilhos. É fazer com que revelem a clareza que lhes é natural. Um bom escritor jamais pode sê-lo se não nos proporciona um embate, que, muitas vezes, começa na própria pessoa de quem escreve. E um bom escritor, também, pode dar ao assunto mais banal e mais árido o interesse que só a literatura pode criar. Ninguém lê um romance para conhecer o seu escritor; não importa que Andrea Araújo Gomes Ferraz tenha tirado as histórias de seu A sutileza do sangue de sua própria história ou de sua família, não é a história de Andrea que queremos encontrar e sim a nossa própria história, diria Antônio Lobo Antunes e eu tenho certeza que Andrea Ferraz sabe disso.

Por isso mesmo, acredito que A sutileza do sangue é um livro que não passará em silêncio e nem deve, pelo que diz, como diz e para quem está dizendo… assim como todo livro que se respeite. E digo mais, Andrea Ferraz vem para somar ao lado dos novíssimos nomes de nossa literatura, como Karleno Márcio Bocarro, Nívia Maria Vasconcellos, Lorena Miranda Cutlak, João Filho; escritores jovens, mas muito mais conscientes, mais preparados, e muitíssimos mais talentosos do que toda uma geração decrépita e frustrada de escritores formados à sombra maléfica do socialismo da USP e que acredita – e ensina, o que é bem pior –, por exemplo, que a Semana de Arte Paulista, de 1922, representou um marco para nossa literatura, que Oswald de Andrade é um intelectual de extremo talento, que Paulo Leminsky é poeta, Chico Buarque romancista, que a Márcia Tiburi é filósofa, que nada para além do eixo Rio-São Paulo é digno de atenção ao menos que a esse eixo se renda, etc.

 

Infelizmente, é esse tipo de pensamento que ainda prevalece em nossas escolas e Universidades; todavia, há toda uma geração a surgir com o pensamento, o talento e a prática literária completamente diferente. E são eles os responsáveis por desmontar o playground de múmias que constitui nossas academias, a começar por nossos críticos, completamente ignorantes da nova produção de qualidade de nossa literatura, ou fingindo-se ignorá-la, como disse o amigo Jessé de Almeida Primo, por saber que a ascensão dos novos nomes que estão a surgir, representaria o desmascaramento e o fim de tudo aquilo que eles são e pregam.

 

Enfim, voltando à Andrea Ferraz, lembro-me que Ortega y Gasset já dizia que “é imoral pretender que uma coisa desejada se realize magicamente, simplesmente porque a desejamos… Só é moral o desejo acompanhado da severa vontade de prover os meios da sua execução”. Leiam A sutileza do sangue e vejam como Andrea Ferraz se empenhou em prover uma das melhores narrativas que uma estreante podia nos dar nesse tempo de tantas crises, menos para a boa literatura, pois a boa literatura é a crise… o que, em termos literários, é a algo maravilhoso.

 

 

Candeias, solstício de verão, 2015.