Feira de Santana recebe o projeto social Samba Menino, nesta quarta-feira (25), com o autor e músico carioca Raphael Moreira e o músico e psicólogo Marcos Brandão. O projeto social integrado por eles leva literatura, ludicidade e muito samba para praças, escolas, bienais, feiras e tantos outros espaços do Rio de Janeiro. Uma mostra do projeto acontece logo mais, às 19:30hs, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, localizado à Rua José Pereira Mascarenhas, s/n, bairro Capuchinhos.

A obra literária e o projeto social de contação de histórias idealizado por Raphael foram descobertos pela pedagoga Vanessa Knoedt e deram o suporte necessário para a aprendizagem significativa de crianças de quatro anos ao longo das atividades do Projeto Sambalelê, idealizado pela Escola João Paulo I.

“Ensinamos a história do samba porque através dela falamos da história do nosso povo, da miscigenação e de como nasceu esse ritmo que é marca do Brasil. A cada ano, nosso projeto cresce mais através de ações carinhosamente pensadas e das respostas supreendentes das crianças. É bastante real e visível o cresciemento delas”, explica Vanessa.

Djenane Carvalho, coordenadora pedagógica da Educação Infantil na instituição, destaca que a participação dos sambistas ajuda os alunos na construção de novos conhecimentos com sentido e profundidade: “Eles contam histórias, dançam com as crianças e tocam muitos sambas clássicos e autorais para elas”.

O músico carioca Raphael Moreira integra o projeto social Samba Menino e é autor de um livro infantil homônimo. (Foto Divulgação)
O músico carioca Raphael Moreira integra o projeto social Samba Menino e é autor de um livro infantil homônimo. (Foto Divulgação)

Para Raphael, o projeto Samba Menino não tem limites. Trazer esse trabalho para a Bahia é o retorno do samba a um dos seus pontos de origem, à sua maternidade. Assim como o ritmo um dia foi parar na lua, eles também desejam ir muito longe. “Contar a história do samba para as crianças é mostrar para o nosso futuro o nosso bem precioso, a nossa riqueza. É alimentar os pequeninos da sua origem cultural. A Escola João Paulo I, responsável por esse encontro, deixará marcas eternas e muito importantes nas lembranças desses meninos. A gente sai do Rio pra tornar isso ainda maior, inesquecível, inspirador”, emociona-se Raphael.

Livro Samba Menino

Um convite para a criançada viajar pela história do samba com um enredo divertido e bastante atrativo. Didático, bilíngue, ilustrado, o livro fantasia fatos históricos, dando a oportunidade dos pequenos aprenderem brincando com o Samba Menino. Os interessados podem pedir o livro por R$ 15,00 mais frete através do e-mail sambamenino@gmail.com. Algumas edições estarão disponíveis para venda no evento desta quarta-feira, no teatro Margarida Ribeiro.

Projeto Samba Menino

O Projeto Samba Menino é um conjunto de atividades culturais e didáticas. O livro cumpre o seu papel de trazer conhecimento e estimular a imaginação;  a Contação Musical da História do Samba Menino é realizada por um animado grupo de sambistas e cheia de sambas autorais que encanta a meninada; tem ainda o Espaço Samba Menino no Rio de Janeiro repleto de atividades educativas que promove o desenvolvimento infantil de mãos dadas com a cultura. Este último é uma espécie de lounge infantil com programação diversa e gratuita: contação e construção de histórias, oficinas de desenho, pintura, corte e colagem, jogos clássicos, brincadeiras clássicas e o estímulo à leitura através de distribuição de livros. O projeto visita creches, escolas, teatros e centros culturais da capital carioca. Acesse sambamenino.com.br e saiba mais. Por Lorena Porto