Roça Sound é o nome do grupo de Feira de Santana que protagonizou uma grande festa no Feira Noise Festival 2015. Nos intervalos dos quase trinta shows que animaram este que é um dos maiores festivais de música independente e artes integradas do Nordeste, o sound system feirense fez a alegria da galera que não conseguia ficar parada ao som das músicas do grupo.

O grupo Roça Sound nasceu na zona sul de Feira de Santana, mais especificamente no Conjunto Feira VII, um dos muitos existentes no populoso bairro do Tomba, e tem feito música com uma temática ligada ao cotidiano da cidade e de sua periferia. Promovendo com competência a cultura sound System, o Roça explora as sonoridades possíveis entre o reggae e o rap e outras vertentes da música negra em geral. O grupo é composto por Paulo Bala e Nick Amaro. Constantemente o duo feirense tem o caldo musical engrossado com a participação do DJ Dom Maths.

O som do Roça Sound animou as muitas edições da Sexta Black realizadas no boate Off-Sina e o grupo foi o primeiro a fazer um show no Beco da Energia. O local esta sendo movimentado com várias ações artísticas, culturais e sociais que estão revitalizando o local e transformando-o no beco mais famoso de Feira de Santana.

“Moro num lugar, aonde o “buzo” demora a passar” e “Chama o motoboy e vem aqui pro Roça Sound curtir…” são apenas algumas frases cantadas pelo grupo e que foram entoadas em coro pelo público que prestigiou os três dias que marcaram o encerramento do Feira Noise 2015. Um som que trata de temas variados com reflexão e diversão que são inspiradas na periferia da grande Feira de Santana.

Roça Sound é o sound system feirense formado por Nick Amaro e Paulo Bala. Acompanhados do Dj Dom Maths, fizeram um show a parte no Feira Noise 2015. (Foto: Jamil Souza)
Roça Sound é o sound system feirense formado por Nick Amaro e Paulo Bala. Acompanhados do Dj Dom Maths, fizeram um show a parte no Feira Noise 2015. (Fotos: Jamil Souza) Clique na imagem para ampliar!
Roça Sound é o sound system feirense formado por Nick Amaro e Paulo Bala. Acompanhados do Dj Dom Maths, fizeram um show a parte no Feira Noise 2015. (Foto: Jamil Souza)
Muta gente dançou as canções do sound system feirense. E cantaram: “Chama o motoboy e vem aqui pro Roça Sound curtir…”. (Fotos: Jamil Souza)

A tarde deste domingo (29) de festival foi animado por bandas como Expedição Gatos Atômico, Tabuleiro Musiquim e Clara Valente. A noite ferveu com o rock pesado da Far From Alaska e a belíssima apresentação da banda feirense Calafrio. Vespas Mandarinas e SuperCombo fez o público vibrar.

O encerramento do Feira Noise deste ano teve o genial rapper Rapadura Xique Xico. Entusiasta da cultura nordestina, o rapper cearense que cresceu em Brasília tem um público cativo em Feira de Santana. Não se contendo diante da receptividade e vibração do público, desceu do palco e foi fazer o som no meio da galera.

O Feira Noise Festival é organizado pelo Feira Coletivo Cultural e esta edição teve por tema Feira Mundo. Começou no dia 7 de novembro com oficinas de formação, mesas de debates e o Beco Noise, ação promovida no dia 15, no Beco da Energia, no centro da cidade. O encerramento do festival foi marcado pela maratona de shows e apresentações deste final de semana e que terminou hoje (29).

Com o final de mais uma edição deste que é um dos mais aguardados festivais de música realizados em Feira de Santana pode-se comprovar a consolidação do evento. E o público que curtiu todos os momentos do Feira Noise Festival pode aguardar, ano que vem tem mais.

Jamil Souza