O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), disse que não sabe das várias intervenções artísticas que acontecem no Beco da Energia, centro da cidade. A afirmação ocorreu durante o lançamento do filme documentário “A Ópera Negra do Portal do Sertão”, registro audiovisual das ações do artista popular Asa Filho e d’O Reisado de São Vicente realizado no Distrito de Tiquaruçu. O longa foi dirigido pelo feirense Ícaro de Oliveira. O evento aconteceu na noite da terça-feira, 25, no Museu Parque do Saber e foi prestigiado por vários artistas.

Após conceder uma longa entrevista para o BBG em que trata da crise do transporte público e das manifestações contrárias às obras do BRT (Bus Rapid Transit – sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) na Avenida Getúlio Vargas, José Ronaldo falou do lançamento do filme. “É a realização do sonho de um sonhador”, comentou sobre o trabalho realizado por Asa Filho.

Sobre as ações de revitalização que ocorrem no Beco da Energia, o prefeito foi categórico ao afirmar que “não” sabe do que acontece no local. Fato bastante curioso, já que Rafael Pinto Cordeiro, secretário municipal de Cultura Esporte e Lazer, não só foi ao beco, como tirou várias fotos ao lado de artistas e as publicou nas redes sociais.

Beto Pitombo ficou encantado com as intervenções artísticas no Beco da Energia. O consagrado cantor e compositor são só cantou e tocou como comprometeu-se em ajudar o movimento o Beco é Nosso. (Foto: Jamil Souza)
Beto Pitombo ficou encantado com as intervenções artísticas no Beco da Energia. O consagrado cantor e compositor não só cantou e tocou, mas, também comprometeu-se a ajudar o movimento o Beco é Nosso. (Foto: Jamil Souza)

Ao que parece, o secretário de Cultura não achou importante informar ao prefeito da ação independente de vários artistas e ativistas culturais que não só tem mudado a cara de uma das regiões mais abandonadas e marginalizadas do centro da cidade, como tem se tornado um dos mais festejado eventos culturais de Feira de Santana.

José Ronaldo disse que ficou sabendo naquele momento e por nossa reportagem do que tem acontecido no Beco da Energia. Afirmou ter ficado curioso e avisou: “Vou lá conhecer, confesso que não tava sabendo disso”.

As várias ações do movimento “O Beco é Nosso” são voluntárias e foram iniciadas dia 5 de julho. Desde então, além do grafite e das artes plásticas, vários pokets shows musicais foram realizados e a literatura promete invadir o beco neste domingo (6) com a inauguração da biblioteca popular. No próximo momento, o Beco da Energia vai ser palco de lançamento do premiado livro da Poeta Clarissa Macedo.

Confira a seguir o áudio com a íntegra da entrevista.

Por Jamil Souza