A intervenção artística no Beco da Energia, no centro comercial de Feira de Santana, prossegue neste domingo (02), a partir das 8 da manhã, com muitas cores e música. Iniciada no dia 5 de julho, a intervenção partiu espontaneamente das cabeças e mãos de vários grafiteiros e artistas plásticos que invadiram o beco levando luz e cor para um espaço marginalizado e descuidado pelo poder público.

A primeira edição da Jam do Beco contará com os músicos Matheus Mathyara, Jefferson Moura, Ravel Conceição, Luis Henrique Santos – Band, Don Maths,Uyatã Rayra, Don Guto, Gibran Azuos, Pedro Lucas, Kareen Mendes e Gabriel Ferreira, entre outros.

Como já faz parte da rotina da ação “O Beco é Nosso”, liderada pelo inquieto tatuador, pulverógrafo e músico Marcio Punk, o espaço estará aberto para participação de todos os interessados.

O primeiro show musical no Beco da Energia aconteceu durante o desfile do Bando Anunciador da Festa de Santana, 19/07, com o grupo Roça Sound. Os competentes e criativos artistas Paulo Bala e Nick Amaro fizeram o som para alegria de muitos artistas, ativistas culturais, estudantes, intectuais e de todos que foram curtir o som no beco antes, durante e depois do desfile do bando. Confira aqui.

Muita gente curtiu o som do Roça Sound no Beco da Energia durante o desfile do Bando Anunciador, . (Foto: Jamil Souza)
Muita gente curtiu o som do Roça Sound no Beco da Energia durante o desfile do Bando Anunciador. (Foto: Jamil Souza)
Roça Sound: Nick Amaro e Paulo Bala, fizeram o primeiro show musical no Beco da Energia durante o desfile do Bando Anunciador, 19/07. (Foto: Jamil Souza)
Roça Sound: Nick Amaro e Paulo Bala, fizeram o primeiro show musical no Beco da Energia. (Foto: Jamil Souza)

Nas próximas semanas o Beco da Energia receberá atividades como lançamento de livro, encenação teatral e desfile de moda, além dos traços e tintas dos artistas visuais que estão atuando no área.

As ações de arte e cultura que invadiram o Beco da Energia levaram respeito e dignidade para os tradicionais moradores e comerciantes da pequena rua. Os artistas fizeram e ainda continuam fazendo a sua parte, resta agora que o poder público municipal abra os olhos e passe a cumprir com suas obrigações levando segurança e limpeza para aquele importante espaço de memória e história de Feira de Santana.

Por Elsimar Pondé e Jamil Souza