Mais uma ação da intervenção artística que está transformando o Beco da Energia, centro de Feira de Santana, será realizada neste domingo (09), que será marcado pelo lançamento de uma ação social. As atividades começam a partir das 8:00hs da manhã.

Além de música boa com o grupo “Energia Trio” e convidados, está programado uma instalação com o artista plástico Danilo Santos, da Casa das Artes. Como de costume, vários artistas visuais estarão ampliando a artes que, com muita cor e luz, enchem de vida o local.

Também entre as atividades artísticas e culturais do Beco da Energia, uma ação social começa ser desenvolvida paralela às atividades. Neste domingo, será iniciada uma campanha de arrecadação de roupas e cobertores.

Beco da Energia recebe música, arte, cultura e será palco de ação social, neste domingo. (Cartaz divulgação)
Beco da Energia recebe música, arte, cultura e será palco de ação social, neste domingo. (Cartaz divulgação)

Desde a primeira intervenção artística que aconteceu no dia 5 de julho, muita coisa mudou na rua que é uma dos últimos redutos de casas de prostituição em Feira de Santana. Além da iluminação pública que foi recuperada, caixas de lixos foram instaladas no local que passou a receber estudantes e professores que se dirigem ao Beco da Energia para apreciar a beleza das pinturas e grafites nas paredes do beco e discutir como uma intervenção artística pode revitalizar regiões.

Vale ressaltar que as ações no Beco da Energia partiram espontaneamente das cabeças e mãos de vários grafiteiros e artistas plásticos que invadiram o beco levando luz e cor para um espaço marginalizado e descuidado pelo poder público.

Apoio das Moradoras do Beco

As tradicionais moradoras e comerciantes do Beco da Energia têm abraçado as atividades. Reconhecem as melhorias ocorridas depois da intervenção artística. Estão satisfeitas com iluminação recuperada e dizem que, com a movimentação cultural e artística que acontece aos domingos, houve uma melhoria significativa em suas vendas.

Professor Dr. Bel Pires e o irmão Rios Vibration em frente ao Bar da Cláudia durante a Jam no Beco do domingo passado. (Foto: Jamil Souza)
Professor Dr. Bel Pires e o cantor Rios Vibration em frente ao “Bar da Cláudia” durante a Jam no Beco do domingo passado. (Foto: Jamil Souza)

“O domingo era um dia morto, e agora eu consigo vender bebidas num dia em que as meninas estão de folga e que eu não tinha renda”, diz Dona Cláudia, proprietária de um dos prostíbulos do Beco da Energia.  “Num domingo desses, eu faturei mais de R$ 1ooo,00 só com a venda de bebidas e sem fazer fazer programas”, conta feliz a proprietária do Bar da Cláudia.

Para organizar e avaliar as ações e o seu impacto na vida das moradoras e comerciantes do Beco da Energia, reuniões estão sendo programadas. A primeira delas ocorreu nesta sexta-feira (8) e todos estão sendo convidados a comparecer para colaborar com as discussões.

Jamil Souza