O livro da premiada poeta Clarissa Macedo já foi lançado em vários países e já por duas vezes na capital baiana. Apesar de ser festejada nos países pelos quais passou, a poeta radicada em Feira de Santana, ainda não lançou o seu livro por aqui. Recentemente chegada de uma viagem a Cuba, no domingo passado (26) a escritora foi conhecer de perto a intervenção artística ocorrida no Beco da Energia e que tem movimentado vários ativistas culturais e artistas visuais da cidade.

Bastante impressionada com a revitalização do beco historicamente marginalizado e abandonado pelo poder público, Clarissa disse que ações de artistas que visam revitalizar espaços de história e memória do centro da cidade devem ser sempre estimuladas. Afirmou que o Beco da Energia já está pronto para receber outras manifestações artríticas e culturais e que poderia ser um espaço para o lançamento do seu livro em Feira de Santana.

A escritora Clarissa Macedo e um simpático casal que foi ver de perto as artes no beco depois da missa na Catedral de Senhora Santana. Arte levando mais vida para o Beco da Energia. (Foto: Jamil Souza)
A escritora Clarissa Macedo e um simpático casal que foi ver de perto as artes no beco depois da missa na Catedral de Senhora Santana. Arte levando mais vida para o Beco da Energia. (Foto: Jamil Souza) Clique para aumentar!

Clarissa Macedo é vencedora do Prêmio Nacional de Literatura da Academia de Letras da Bahia – Poesia 2013, com o livro “Na pata do cavalo há sete abismos” e que já foi lançado na Colômbia, Peru, Equador e Cuba. A escritora é constantemente citada em sites e revistas especializados em poesia e literatura. Vale ressaltar que a fala da poeta tem peso, pois, além de ter uma vasta atuação no meio cultural, ela é mestre em Literatura e Diversidade Cultural e doutoranda em Literatura e Cultura.

A visita de Clarissa Macedo para conhecer as artes que transformaram o Beco da Energia numa verdadeira galeria de arte a céu aberto coincidiu com ida do respeitado artista plástico Jorge Galeano. O argentino que vive aqui e tem parte de sua obra bastante ligada a Feira de Santana, foi um dos artistas que compareceram, neste domingo, 26, para dar a sua contribuição às artes do beco. Na ocasião, escritora foi abraçar Galeano e recebeu dele uma homenagem, o artista escreveu, junto à sua pintura na parede do beco, um dos poemas de Clarissa.

Sobre a Revitalização do Beco da Energia

O popular Beco da Energia é uma pequena rua em formato de L que liga a Rua Marechal Deodoro a outro logradouro bastante conhecido do centro de Feira de Santana, o Beco do Mocó. A região é um espaço de intensa circulação de pessoas e produtos e o Beco da Energia é um dos últimos redutos de casas de prostituição no centro de Feira de Santana.

Clarissa Macedo sendo homenageada pelo artista Jorge Galeano. "Vida é uma lança com sete dragões celestes", frase de poema da escritora agora está na parede do Beco da Energia. (Foto: Jamil Souza)
Clarissa Macedo sendo homenageada pelo artista Jorge Galeano. “A vida é uma lança com sete dragões celestes”, frase de poema da escritora agora está na parede do Beco da Energia. (Foto: Jamil Souza) Clique para aumentar!

A primeira intervenção artística que transformou o beco e lhe deu visibilidade ocorreu na manhã de um domingo, dia 5 de julho, e depois no domingo seguinte, 12. Antes daquela invasão de cor e luz, capitaneada pelo ator, compositor, artista plástico e tatuador feirense Márcio Punk, o Beco da Energia estava distante do olhar e do cuidado do poder público, se encontrava escuro, abandonado e entregue ao lixo. Após receber as artes de vários artistas, entre os quais Kbça Grafittii, Charles Mendes, Ivan Coelho, Don Guto, Gabriel Ferreira, Caique Oliveira e Magrelo, a prefeitura instalou lixeiras e lâmpadas foram recolocadas nos postes do beco. É importante dizer que toda a movimentação de arte e cultura no local foi aprovada pelas tradicionais moradoras do beco.

A poeta Clarissa Macedo e a tatuadora Ísis Fire, esposa de artista Marcio Punk. (Foto: Jamil Souza)
A poeta Clarissa Macedo e a tatuadora Ísis Fire, esposa de artista Marcio Punk. (Foto: Jamil Souza)

Após isto, o Beco passou ser manchete em vários jornais, programas de rádio e sites de notícias que destacaram as obras de arte no local. Foi visitado por milhares de pessoas durante o desfile do Bando Anunciador da Festa de Santana no domingo, 19. Neste mesmo dia, o grupo Roça Sound fez o primeiro show musical do Beco da Energia. Com tanto destaque, a TV local foi ao beco e também fez uma matéria entrevistando os artistas.

Como ainda existem espaços para outras obras de arte, a transformação do Beco da Energia continua. E os artistas prometem uma nova intervenção no próximo domingo, 2, prosseguindo com o processo de revitalização do Beco por meio da arte.

Jamil Souza