Um dos precursores da música baiana de trio elétrico, Marcionílio Prado disse que o termo “Axé Music” foi criado por publicitários para apresentar e vender a música de trio elétrico lá fora. O cantor e multi-instrumentista foi um dos principais vocalistas da Banda Eva e fez grande sucesso nos anos 1980, tendo faturado todos os prêmios no carnaval de Salvador.

O artista afirmou que o que se tocava nos trios elétricos há 30 anos atrás era a boa música que se produzia na Bahia e que ainda continua sendo feita. Embora, não tenha a mesma visibilidade.

Marcionilio Prado morou um tempo fora do Brasil onde pesquisou e fez música. De volta à Bahia tem se apresentado em Feira e Salvador e participou de homenagens aos cantores da Banda Eva no Carnaval em que se comemorou os 30 anos de Axé. Ano passado voltou a se apresentar na Micareta de Feira de Santana após décadas longe da festa. Na Micareta 2015 ele irá novamente a animar a festa para os foliões feirenses. Lamentavelmente, o cantor disse não ter sido informado pela Secretaria Municipal de Cultura sobre a data em que se apresentará. A Micareta de Feira acontece entre os dias 23 e 26 de abril.

Cantor Marcionilio Prado no programa especial de Micareta 2015 da Rádio BBG do Blog Bahia Geral. (Foto: Jamil Souza)
Cantor Marcionilio Prado no programa especial de Micareta 2015 da Rádio BBG do Blog Bahia Geral. (Foto: Jamil Souza)

Marcionilio participou do programa De Frente Com A Notícia especial de micareta veiculado na Rádio BBG do Blog Bahia Geral na noite de ontem (20). Com o tema Cultura e Comportamento na Micareta de Feira, o programa apresentado por Jamil Souza e Elsimar Pondé, ainda contou com as presenças do secretário municipal de Comunicação Social, jornalista Valdomiro Silva; do professor e historiador Joseval Bel Pires; da Sex Coach e educadora sexual Raquele Carvalho; do artista visual e músico Márcio Punk e outros amigos.

O debate foi enriquecido também com a presença do jornalista feirense Raimundo Lima que, residente na África, sempre que vem ao Brasil volta à Feira de Santana para rever amigos.

O programa De Frente Com A Notícia especial acontece na noite de segunda-feira e é transmitido ao vivo do tradicional Bar Jeca Total, na Av. Santo Antonio, nº 890, próximo à Av. Getúlio Vargas.

Este ano, mais uma vez a equipe da Rádio BBG e do Blog Bahia Geral estará cobrindo a Micareta de Feira e transmitindo ao vivo direto do circuito da festa.

Jamil Souza