Domingo tem música instrumental no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) em Feira de Santana, com o projeto “Jam na Cuca”. O evento estreou no domingo passado, 9, com grande sucesso de público, na arena do Cuca, órgão ligado à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). No dia 16 retorna para mostrar a força da música instrumental na cidade. A segunda edição, que acontece a partir das 17 horas do domingo (16), traz como convidado especial o flautista e saxofonista André Becker.

Com entrada gratuita, o projeto é uma iniciativa de músicos experientes do cenário feirense, que formam a banda base da Jam na Cuca: os instrumentistas do grupo Quaternária – Gilmar Araujo (guitarra), Rogério Ferrer (acordeon), Anderson Silva (contrabaixo) e Adson Junior (bateria) –, e o pianista Tito Pereira.

Os anfitriões do projeto prometem repetir o formato do último domingo, quando a mistura de estilos musicais, a liberdade de improviso e participação de músicos presentes deram o tom do evento. “Feira de Santana tem músicos e público cativo para o jazz; nosso próximo passo é fazer da Jam na Cuca uma iniciativa perene”, afirma o guitarrista Gilmar Araujo.

“Jam na Cuca”: Projeto de música instrumental anima as tardes de domingo em Feira de Santana. (Foto: Anderson Moreira)
“Jam na Cuca”: Projeto de música instrumental anima as tardes de domingo em Feira de Santana. (Fotos: Anderson Moreira) Clique para ampliar!

Convidados – O convidado da primeira Jam foi o feirense Borega, que, além de jornalista e cartunista, é arranjador e compositor do grupo Matita Perê. Para este domingo, a Jam na Cuca convidou o spalla e um dos solistas da Orkestra Rumpilezz, André Becker.

O flautista e saxofonista integra ainda a banda base da Jam no MAM, em Salvador, e a Orquestra Sinfônica do Estado da Bahia (OSBA). Becker fez direção musical de shows de cantoras como Daniela Mercury e Carla Visi, e participou de várias edições do Festival de Música Instrumental da Bahia, entre outros eventos do gênero.

Graduado pela Escola de Música da UFBA em Flauta Transversal, em 1990, André concluiu Mestrado no California Institute of Arts, CalArts, em Jazz Performance, em 1993. No mesmo ano, formou o Bonde Xadrez, com o qual gravou dois CDs, e em 2005 fundou a banda Bahia Soul. Esse ano, concluiu o doutorado em execução musical pela UFBA.

Serviço:
O que: Jam na Cuca
Quando: Dia 16/11 (domingo), às 17 horas
Onde: Teatro de Arena do Cuca (Rua Conselheiro Franco, 47 – Centro. Feira de Santana – BA)
Quanto: Entrada franca
Mais informações:  www.facebook.com/jamnacuca