Criada em 2013 na capital baiana, a banda I.F.Á., iniciais de Ijexá Funk Afrobeat, é a primeira a dedicar-se ao ritmo criado na Nigéria por Fela Kuti e Tony Allen e que tem adeptos em todo o Brasil. O IFÁ colocou Salvador na cena afrobeat brasileira e será uma das atrações que prometem animar, neste sábado (29), a segunda noite da maratona de shows do Feira Noise Festival 2014. A quinta edição do Feira Noise começou na terça-feira (26) e termina no domingo, 30, o festival realizado em Feira de Santana é considerado o maior evento de música independente e artes integradas da região e um dos maiores do Nordeste.

A banda IFÁ, iniciais de Ijexá Funk Afrobeat, é a primeira a dedicar-se ao ritmo criado na Nigéria por Fela Kuti e Tony Allen. (Divulgação)
A banda IFÁ, iniciais de Ijexá Funk Afrobeat, é a primeira a dedicar-se ao ritmo criado na Nigéria por Fela Kuti e Tony Allen. (Foto: Divulgação/Globo)
A banda IFÁ surgiu da união entre Fabrico Mota (baixo), Átila Santana (guitarra) e Jorge Dubman (bateria). (Foto Divulgação)
A banda IFÁ surgiu da união entre Fabrico Mota (baixo), Átila Santana (guitarra) e Jorge Dubman (bateria). (Foto: Divulgação/Face) Clique para ampliar!

Pela primeira vez em Feira de Santana, o IFÁ Afrobeat certamente vai tocar temas próprios e do CD que será lançado em breve, também versões de clássicos. Curta o trabalho do IFÁ e saiba mais.

Quem ainda não conhece o som do IFÁ Afrobeat pode aproveitar, neste sábado (29), as apresentações do Feira Noise e conferir o som da banda que surgiu da união entre Fabrico Mota (no baixo), Átila Santana (na guitarra) e Jorge Dubman (na bateria). Completam a banda Prince Áddamo, na guitarra, Alexandre ‘Loro’ Espinheira, na percussão, Inês Regina, nos teclados, e o trio dos metais Matias Herman (trombone), Normando Mendes (trompete) e Ráiden Coelho (sax).

Além do IFÁ Afrobeat, outras atrações animam a segunda noite do Festival Feira Noise 2014 que acontece na Arena do Centro de Cultura Amélio Amorim, localizado na Avenida Presidente Dutra. Confiram aqui a inteira programação do Feira Noise 2014.

Abaixo, você confere um dos trabalhos autorais do I.F.Á., no vídeo o tema Afrofunk Revolution gravado em Salvador no dia 8 de agosto de 2013.

Jamil Souza