O longa-metragem de animação baiano ‘Ritos de Passagem’, dirigido, roteirizado e animado pelo cineasta, pintor, escultor, desenhista e artista multimídia Chico Liberato, está em exibição no Circuito Sala de Arte, Cine Vivo do Shopping Paseo Itaigara, em Salvador, diariamente, sempre às 19h25. Anteriormente, o público o assistiu durante a Semana de Audiovisual Baiano Contemporâneo, realizada recentemente na capital.

O segundo longa de Liberato, um dos pioneiros em filmes de animação na Bahia, foi vencedor do Edital de Apoio à Produção Obra Audiovisual de Longa-Metragem de 2008, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), por meio de recursos do Fundo de Cultura da Bahia.

Ritos de Passagem é um filme do desenhista Chico Liberato. (Imagens do Google)
Ritos de Passagem é um filme do cineasta Chico Liberato. Clique para ampliar! (Imagens do Google)

O longa tem como base dois personagens presentes no imaginário do sertão nordestino – o santo e o justiceiro. Após a morte, eles entram na barca de Caronte, o barqueiro do Rio da Morte, que os conduz numa reflexão sobre os atos e escolhas que cada um fez em resposta aos acontecimentos que a vida lhes reservou. Fonte: Secom Bahia