A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza, nesta quinta-feira (5), a partir das 19h, mesa redonda sobre o Bando Anunciador da Festa de Santana. Está confirmada a presença da professora Ana Rita Neves, do jornalista e publicitário Zé Coió e do foto-jornalista Reginaldo Tracajá. A mesa redonda, aberta à comunidade, será realizada no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), localizada na rua Conselheiro Franco, centro.

Dentro da programação, haverá escolha da Rainha do Bando e a exposição “O Bando Anunciador – Registro Iconográfico2011”, com fotografias de Beto Souza, George Lima, Juraci Dórea, Tomaz Coelho e de membros do Clube de Fotografia Gerson Bullos.

O Bando Anunciador da Festa de Santana volta às ruas domingo (8),  com saída às 7h Cuca. O cortejo seguirá em direção à praça Froes da Motta, retornando pela rua Tertuliano Carneiro, praça da Bandeira, rua Marechal Deodoro, com apoteose no tradicional Beco do Mocó e na praça da Catedral Matriz.

A diretora do Cuca, Celismara Gomes, disse que este ano haverá novidades como o encontro de charangas no final do cortejo, com entoação do Hino de Senhora Santana e apresentação de canções populares.

O Projeto Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana foi executado pela primeira vez em 2007 numa iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), à qual está vinculado o Cuca. O objetivo foi resgatar uma das principais festas populares que, durante décadas, atraiu milhares de pessoas ocupando as largas ruas centrais de Feira de Santana com cortejos diversificados.

(Ascom/Uefs)