Parabéns a todos o que fazem das tintas, pincéis e cavaletes mais do que meros quadros representativos do mundo a sua volta.

Aos que nos fazem pensar e emudecer com sua arte
o meu muito obrigado!
ALMEIDA JÚNIOR - No ateliê - osmadeira - 38,5 x 23 - 1894

 

“A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência.” 
Aristóteles

 

No dia 8 de maio é comemorado, aqui no Brasil, o Dia do Artista Plástico. A comemoração acontece na data de nascimento de José Ferraz de Almeida Júnior, o Almeida Júnior, como é mais conhecido. Um artista paulista da cidade de Itu, que soube representar como ninguém, a imagem interiorana e simples da vida brasileira.
Na verdade nem chega a ser uma comemoração, pois a data passa quase despercebida por todos, digo que chega a ser desconhecida, até mesmo por muitos artistas.
O artista plástico desenha, pinta, esculpe e interage com os mais diversos materiais possíveis, criando através de sua obra, um diálogo com quem se permite um minuto para observa-la. Fala de sua época, do meio onde vive e do que sente com relação a tudo isso. Na tentativa de narrar aquilo que pensa e observa, todo artista deixa um pouco de si em tudo aquilo que faz.
Já me perguntaram um dia: Vale a pena ser artista? A resposta trago sempre comigo: Vale a pena, antes de qualquer coisa, fazer aquilo que se gosta.
Parabéns a todos vocês artistas, que não perdem o encanto de serem felizes e por levarem um pouco de felicidade ao mundo.
Texto de José Rosário