Concurso para eleger as majestades da Micareta de Feira 2012 fez alusão ao centenário do rei do baião, Luiz Gonzaga.

Alegria, simpatia e carisma não vão faltar na Micareta 2012. A promessa é das majestades da festa que foram eleitas na noite de ontem, sexta-feira (13), no Teatro Municipal Margarida Ribeiro. Das 11 candidatas finalistas, ganhou o título de rainha a estudante Lizandra Souza Costa, de 18 anos. Como princesas, foram escolhidas a esteticista Kelliane Pessoa da Silva, 19 anos, e a comerciante Cátia Nascimento Gouveia, 32 anos.

Já a chave da cidade ficou com André Luis Daltro Marinho, que havia ficado em segundo lugar e após recontagem de votos ganhou por 10 votos Ednaelson Assunção, conhecido popularmente como Edy Bonrhausen, que foi inicialmente indicado como rei da folia. André Luis receberá a coroa de majestade da festa como Rei Momo para abrir a Micareta 2012. A mudança se deu em virtude de um erro identificado na ficha de votação de um jurado que deixou de dar notas ao candidato.

O concurso para escolha da rainha e princesas da festa momesca fez alusão ao centenário do rei do baião, Luiz Gonzaga. As candidatas se apresentaram fantasiadas de cangaceiras e dançaram sob o som da música Asa Branca, apresentação que antecedeu os desfiles individuais.

A rainha da Micareta, Lizandra Souza Costa, recebeu o cheque simbólico no valor de R$ 1.500 das mãos do prefeito Tarcízio Pimenta, que na oportunidade garantiu a presença de todas as atrações anunciadas. “Os contratos com os artistas estão em ordem e vamos devolver a Micareta para o povo. A prefeitura é a grande patrocinadora desta festa”, destacou.

O prêmio de R$ 800 para a princesa Kelliane Pessoa da Silva foi entregue pela primeira-dama e deputada estadual Graça Pimenta, enquanto que premiação da princesa Cátia Nascimento Gouveia, de igual valor, foi entregue pelo deputado estadual Carlos Geilson. As três finalistas ganharam também brindes, que foram distribuídos pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade, ex-deputado federal Jairo Carneiro e ex-deputado estadual Humberto Cedraz.

As majestades planejam levar muita alegria e paz para a avenida. “Vamos espalhar alegria no circuito e incentivar o folião a brincar com tranquilidade. Estou orgulhosa por ter conseguido uma das coroas desse reinado e vou representar bem as mulheres do distrito de Humildes”, disse a rainha Lizandra. “Quero valorizar a beleza da mulher negra e vou distribuir muito carinho e simpatia para os foliões”, prometeu a princesa Kelliane.

A princesa Cátia, por sua vez, não escondeu a satisfação de participar do concurso. “Como mãe de duas filhas, uma de 17 anos e outra de nove, sinto-me hoje vitoriosa. Eu era a candidata mais velha, estou super feliz. Não houve preconceito quanto a idade, o que importa mesmo é ter simpatia”, considerou. Já o rei Momo Edy afirmou que o reinado será de muita paz e axé. “O primeiro decreto do rei já foi assinado e estabelece que o folião se divirta bastante, mas com cautela, para que façamos uma festa belíssima”, brincou.

A comissão de jurados foi composta pela primeira-dama Graça Pimenta, que presidiu a mesa, professora Lindinalva Cedraz (chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação); jornalista Lília Campos; Elizama Mendes (chefe da Divisão de Manutenção da Secretaria de Saúde); professora Yara Mary (chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação), colunista Christi Helmand; Sandra Estrela (Instituto de Beleza Paixão) e Nilza Nascimento (Salão de Beleza Nilza).