Chico disse uma vez: "Não tenho medo de morrer. Tenho pena".

O Brasil perde, em definitivo, o gênio criativo nascido no Nordeste e que tomou de assalto o Brasil com o seu talento, Chico Anysio. Ele que era, sem sombras de dúvidas, o MAIOR ARTISTA VIVO do país, para mim era o MAIOR DO MUNDO! Se Chaplin com o seu Carlitos era grande, Chico era maior com os seus 209 personagens tão HUMANOS e Verdadeiros: Popó, Silva, Professor Raymundo, Painho, Alberto Roberto, Salomé, Justo Veríssimo, Bosó, Coalhada, Pantaleão, Santelmo, Jovem, Nazareno, Profeta e tantos outros com alma e sobrenome.

Francisco Anysio Oliveira de Paula Filho ou só Chico Anysio, o MAIOR artista vivo do Mundo se foi, e agora? Quem é o maior do Mundo ou do Brasil? Ninguém sabe! Ele que nos fazia responder sem titubear se foi! E a pequena Maranguape e todo o Brasil jamais o esquecerão. Seus personagens são eternos. Muito obrigado Chico!

Se Chaplin com o seu Carlitos era grande, Chico era maior com os seus 209 personagens tão HUMANOS e Verdadeiros. Muito deles com nome e sobrenome.

 

Chico disse uma vez: “Não tenho medo de morrer. Tenho pena”. E eu tenho pena da geração que não o viu, que não desfrutou dos seus comentários aos domingos, que não assistiu ao melhor programa de humor da TV brasileira: o Chico Anysio Show. Eu vi entre1982 e 1990, indo ao ar nas noites de quarta-feira logo após a novela das oito. Agora, lembrando-me disto, eu entendo porque não consigo engolir os arremedos, do tipo Zorra Total, que tentam nos enfiar! Pobre geração sem Chico!

Em minhas férias ainda no ano de 2001, fui a Fortaleza, não perdi a oportunidade de conhecer o lugar que pariu este gênio e visitei a pequena cidade de Maranguape. Ela deve está mais triste com a grande perda! Na década de 50, já na Rádio Mayrink Veiga, Chico Anysio criou um de seus mais famosos personagens, o Professor Raymundo, com o bordão “E o salário, ó!”.

Corpo será cremado e parte das cinzas de Chico Anysio será levada para Maranguape

Ontem (24) parentes, amigos, fãs famosos e anônimos deram o último adeus ao humorista Chico Anysio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na área central da cidade. O corpo chegou por volta das 6h30, e os fãs já se aglomeravam do lado de fora, esperando que o local fosse liberado para visitação, o que ocorreu pouco depois do meio-dia.

Chico estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul da capital fluminense, desde o dia 22 de dezembro do ano passado, quando teve uma hemorragia digestiva. Segundo a assessoria de imprensa hospital, Chico Anysio teve duas paradas cardíacas.

O corpo do humorista Chico Anysio será cremado na manhã deste domingo (25), às 13h, no Cemitério do Caju, zona portuária do Rio, em cerimônia particular para a família. De acordo com Paulo César Pimpa, advogado de Chico, o humorista pediu em testamento que metade das cinzas seja levada para Maranguape, no Ceará – sua cidade natal – e a outra, para o estúdio do Projac (da Rede Globo), em Jacarepaguá, zona oeste. Lá, são feitas as gravações dos programas da emissora.

Por Jamil Souza