Única representante do Brasil no Oscar 2012, a música "Real in Rio", tema da animação "Rio" e que foi composta por Carlinhos Brown e Sergio Mendes, perdeu a disputa pela estatueta de Melhor Canção Original para "Man or Muppet", do filme "Os Muppets".

 

Os americanos da Academia do Oscar fizeram uma verdadeira palhaçada para anunciar outra palhaçada. Sem aqui ofender ou menosprezar os palhaços que são verdadeiros mestres do riso, mas, refiro-me à apresentação ridícula feita pela dupla de comediantes Will Ferrell e Zach Galifianakis, para anunciar o vencedor do prêmio de melhor canção original do Oscar 2012.

O filme “Os Muppets” venceu na noite deste domingo (26) o referido prêmio batendo “Real in Rio”, música composta por Carlinhos Brown e Sergio Mendes, que era a outra única concorrente da categoria. E, sem qualquer mágoa bairrista, é duro entender como isto pôde acontecer já que a canção dos brasileiros é superior e, diga-se de passagem, muito mais bonito.

Ecoa na minha cabeça e ainda me pergunto: Como a Academia americana de cinema desprestigia o brasileiro “Rio” e entrega o Oscar de melhor canção para “Os Muppets”? Embora também seja fã do sapo Caco, figura principal do filme vencedor, o brasileiro Rio é muito superior no concerne ao quesito em questão, à música.

Bem, o fato é que o compositor neo-zelandês Brett McKenzie, conhecido pela série “Flight of the Conchords”, recebeu a estatueta pela música “Man or Muppet”, de “Os Muppets” – mais cedo, os bonecos Kermit (novo nome do sapo Caco) e Miss Piggy haviam apresentado o número do Cirque du Soleil.

Com a derrota de “Real in Rio”, única representante do Brasil no Oscar 2012, o país continua sem conquistar o prêmio. O país já teve outros indicados, como “Lixo Extraordinário”, que concorreu a Melhor Documentário no ano passado, mas jamais faturou uma estatueta

Por Jamil Souza