Apesar da greve da Polícia Militar que ainda continua e hoje completa dez dias Maragogipe mantem os festejos de Carnaval. Com mais de 100 anos de existência, a folia de Momo em Maragogipe começa no próximo domingo (12), a partir das 15h, com um Grito de Carnaval. A festa no município guarda tradições ibéricas e afro-indígenas, com máscaras e fantasias europeias, que remetem à influência europeia do século XIX, e influências de matrizes africanas, tornando-a Patrimônio Imaterial da Bahia, em 2009, por meio decreto do Governo do Estado.

Entre as atrações estão concurso de marchinhas, escolha do Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval, e a apresentação especial do mestre-sala, porta-bandeira e passistas da escola de samba da Portela do Rio de Janeiro. A inclusão dos cariocas foi em função da homenagem que a Bahia receberá no Carnaval do Rio de Janeiro este ano. Encerrando a programação haverá um show de Armandinho, Dodô & Osmar.

A festa, que tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), e da Secretaria de Comunicação Social (Secom), será transmitida ao vivo pela TVE Bahia.