Na próxima segunda-feira (13), engenheiros e arquitetos da Prefeitura Municipal de Feira de Santana farão uma nova avaliação da estrutura do Mercado de Arte Popular (MAP), que teve parte da área de apresentações artístico-culturais provisoriamente interditada, na tarde de sexta-feira (10), pela Defesa Civil. Também será solicitado um diagnóstico ao  Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC).

O isolamento parcial do MAP foi determinada pela Defesa Civil Municipal com base em um laudo técnico emitido por engenheiros das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Planejamento (Seplan). O diagnóstico foi solicitado pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec), Magno Felzemburgh, e indica a existência de fissuras nos pilares e problemas no teto.

De acordo com o secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Mizael Freitas, o laudo, assinado pelo engenheiro civil e de Segurança do Trabalho Claudio Araújo Oliveira, indica a necessidade de isolamento reservada para apresentações artísticas e culturais, “pois os capiteis dos pilares próximos estão desagregando, podendo ocasionar um acidente com algum frequentador ou trabalhador do local”.

O relatório, com fotos, foi encaminhado ao presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado de Arte Popular, Nelson Dias, pela Defesa Civil, responsável pela ação. Por conta da interdição, a programação do Pré-carnaval no MAP para este sábado (11) será cancelada. Estavam previstos shows dos cantores Gilsan, Jorge de Angélica e Paulo Bindá.