segundo organizadores, durante o evento vai acontecer um desfile de vaqueiros de diversos municípios pela cidade, a fim de divulgar a realização. Devem estar presentes vaqueiros de Serrinha, Conceição do Coité, Valente, Ipirá, Irará e Chorrochó, além de Feira de Santana. Os melhores vaqueiros serão premiados.

O Município de Feira de Santana vai sediar uma verdadeira comemoração das culturas entre os dias 06 e 11 de maio. Trata-se da Celebração das Culturas do Sertão, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri).

Na oportunidade, a “Princesa do Sertão” vai reunir estudiosos, sanfoneiros, cantoria, repentistas, exposições vinculadas a artes visuais e lançamento de filmes, além da Literatura de Cordel. Haverá, ainda, palestras sobre a cultura sertaneja no Brasil, exposições de fotografias, lançamentos de livros, rodas de conversa com sabedores da cultura sertaneja e culinária específica do sertão.

O evento será aberto em Salvador, no dia 5 de maio, no Teatro Castro Alves, e terá continuidade em Feira de Santana, no Centro de Cultura Amélio Amorim e Parque de Exposição João Martins da Silva. Inclusive, a iniciativa foi discutida entre o secretário municipal da Seagri, Ozeny Moraes, e o membro do Conselho Nacional de Política Cultural, coordenador do Núcleo do Sertão da Secult, Washington Queiroz.

A principal perspectiva de Queiroz é que a Celebração das Culturas do Sertão seja inserida no calendário cultural do estado da Bahia e torne-se um patrimônio estadual. “Esta celebração é uma forma de chamar a atenção de todos nós e difundir todo esse manancial que precisa ser incentivado. Espero que o sertão realmente seja absorvido por todos nós como ambiente propício à criação e fruição das grandes manifestações”, salienta.

Durante o evento, acrescenta Queiroz, vai acontecer um desfile de vaqueiros de diversos municípios pela cidade, a fim de divulgar a realização. Devem estar presentes vaqueiros de Serrinha, Conceição do Coité, Valente, Ipirá, Irará e Chorrochó, além de Feira de Santana. Os melhores vaqueiros serão premiados.

Segundo o secretário Ozeny Moraes, a Prefeitura de Feira de Santana vai apoiar o evento com o serviço logístico, a exemplo da disponibilidade do Parque de Exposição e organização do trânsito, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

“Teremos um grande evento em Feira de Santana. É a oportunidade de reunir vaqueiros das cidades com uma economia voltada para a agropecuária e difundir esta cultura”, ressalta o secretário. A reunião também contou com a presença da coordenadora Macroterritorial da Secult, Aloma Galeão; e coordenadora do Centro de Cultura Amélio Amorim, Marilu Costa.