Bonecas de pano, bolsas de palha, esculturas de galhos de árvore ou cipó e até peso de porta personalizado. O artesanato produzido em Feira de Santana e região é evidenciado pela criatividade desses artistas populares. Tudo é confeccionado para vender. Por isso, surpreender e agradar o cliente se torna uma necessidade na confecção de cada item.

Um dos locais mais procurados nessa época do ano, principalmente por turistas, é o Centro de Abastecimento. Em vários boxes do entreposto comercial é possível encontrar não apenas uma grande variedade de itens, mas flagrar a forma como é feito cada produto. A artesã Valdira de Sena é uma das mais antigas do local. Ela confecciona e vende artesanato há mais de 20 anos.

Sua matéria-prima preferida é pano e sisal. “Faço bonecas de pano, vassourinhas de sisal, peso de porta, dentre outras coisas”, enumera Valdira. Ela diz que a maioria dos clientes são pessoas que vêm de outras cidades, e até outros países. “Os turistas acabam valorizando mais do que as pessoas da cidade”, observa.

E podem ser encontradas lembrancinhas a partir de R$ 1,00. “Faço lencinhos bordados que as pessoas que vêm de fora compram muito. Custa R$ 1,00 cada um, e aí os turistas compram logo dez ou vinte e levam como lembrancinhas da Bahia para dar a amigos e familiares”, aponta. As bonecas de pano são também bastante procuradas. “A gente faz desde as pequenininhas, até as maiores. E as pessoas gostam muito”.

O comerciante Antônio Fernandes revela que existe também uma espécie de intercâmbio entre os artesãos de Feira de Santana com outras cidades. “A gente manda para outros lugares produtos que a gente faz, em troca do que é feito em outras praças. Temos aqui, por exemplo, redes e esteiras vindas do Ceará”, explica.

Fernandes observa ainda que personalizar o produto é muito importante. “A gente trabalha inclusive em cima de itens que já compramos pronto. Como colocar enfeite em chapéus, em cestas, peças de panos, tudo para oferecer ao cliente um produto diferenciado, um produto único”, destaca. O Galpão de Artesanato do Centro de Abastecimento foi totalmente revitalizado pelo Governo Municipal este ano.